Por que a criança faz birra? Você sabe Mamãe? Você sabe professora?

BIRRAS-3                          raiva-montessori

Se eu perguntar para uma mãe: mamãe seu filho(a) já reagiu de forma explosiva  alguma vez ao ouvir um não? ou se eu perguntar para uma professora: professora algum aluno(a) seu ao ouvir um não, já reagiu de forma explosiva? Certamente tanto a mãe quanto a professora responderá sim e por mais de uma vez.

Seja qual for a criação dada a seu filho(a) ou a rotina colocada pela professora as crianças elas fazem e farão birra sim, quando suas vontades deixam de ser atendida naquele momento e é assim que os pequenos começam a expressar seus sentimentos de frustração ao serem contrariados. Nesse momento todos nós sabemos bem o que acontece, as crianças reagem chorando, gritando, se jogando no chão… o que deixa muitas vezes pais e professores sem saber o que fazer diante de tanto alvoroço por algo ao nosso ver tão simples como pedir a um filho para deixar de brincar e ir tomar banho, ou quando a professora diz a seu aluno(a) que ainda não é hora de ir ao parquinho.

O que muitos de nós não sabemos é que existe cientificamente uma explicação que levam os pequenos a agirem assim, acreditem ou não, a birra faz parte do desenvolvimento infantil.

Já se sabe que ao nascermos nosso cérebro ainda não está completamente desenvolvido, não é por acaso que na área educacional estudamos que a criança forma sua personalidade até os sete anos de idade. Assim mães e professores precisamos compreender que a birra é a emoção comandando o cérebro da criança quando elas se setem inseguras. Sabendo disso na hora da birra mamãe e professora, o ideal é acalmar a criança, dar-lhe um abraço bem gostoso  e ai sim, conversar com ela sobre aquela atitude e o porque daquele “não” que dizemos quando ela quer ficar brincando e não quer ir tomar banho, ou quando ainda não é a hora do parquinho.

As crianças entendem tudo o que falamos para elas e são espertas o bastante para saber se vamos ou não ceder as suas vontades, então nada de perder a calma na hora da birra de seu filho(o) ou seu aluno(o), o importante é lembrar que a forma com que conduzimos esses momentos de birra dos pequenos fará toda diferença para seu desenvolvimento, afinal é nessas situações de frustrações é que estamos passando pra as crianças a melhor forma de lidar com o “não” portanto é preciso sempre lembrar que estamos formando futuros adultos que como nós ouvirão muitos nãos ao longo de suas vidas.

Anúncios

3 comentários sobre “Por que a criança faz birra? Você sabe Mamãe? Você sabe professora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s